segunda-feira, 28 de março de 2011

A origem do motor e a contribuição dos Srs. Karl Benz e Gottlieb Daimler

Fiz esse post pensando na seguinte questão: Se estamos clicando ônibus, caminhão, carreta e ainda discutimos sobre as variações do motor, com os seus torques, potência, rpm e afins, porque não saber a origem? Pesquisei em sites e jornais sobre este invento e neste momento, vou compartilhar com vocês: o primeiro motor do mundo, foi uma turbina a vapor feita por Hero da Alexandria em 62 a.C. Passado alguns séculos, alguns inventores fizeram variações deste conceito, modificando para colocar em bicicletas, carrinhos de bebê e para nossa alegria, em 1769, foi criado um enorme caminhão militar com a finalidade de tracionar canhões – naquela época, não existia rodas para puxar os canhões, sendo utilizada a força humana e de animais para mover e vale salientar, que era muito pesando, feito de ferro puro. Conforme o mundo foi evoluindo, começaram a aparecer a ferrovia, o ônibus a vapor, ‘auto-móveis’ leves, o petróleo, a vulcanização do borracha transformando em pneus, motores com variação de combustíveis – gasolina, álcool e elétricos -, contudo, nem todos foram realmente muito práticos. Gottlieb Daimler e o engenheiro Wihelm Maybach criaram a primeira bicicleta motorizada. Ela não possuía suspensão, já que os dois inventores não tinham o menor interesse em veículos de duas rodas – atualmente, as motocicletas -, e não vislumbraram a possibilidade de iniciar uma nova indústria... Para minha surpresa, Karl Benz – Criador da MB -, foi inovador e um homem com visão, requerendo em 1886, a primeira patente do 1ª automóvel: Patent Motorwagen – carro mais lento que um homem -, já que tinha um motor à gás produzido pela gaseificação de combustível líquido por meio de carburador. A ficha técnica é muito interessante: Direção por alavanca, motor de 0,75 cv a 300 rpm e peso total de 90 kg, com um detalhe chamativo... Não vendia! Isso mesmo... Para os padrões daquela época, o transporte utilizado era de animais, sofrendo restrições inglesas, mesmo estando em território alemão. Isso gera muita curiosidade porque se analisarmos melhor, a Alemanha pode ser considerada o berço da criação dos automotores, já que algumas das melhores empresas são de lá: MB, Porsche, VW, Daimler, dentre outras. Voltando a história, a esposa de Karl Benz viu a tristeza tomar conta de seu marido e resolveu viajar com os dois filhos para rever os pais que moravam a 100 km de distância. Foi um tremendo choque quando as pessoas viram aquele objeto estranho, pois, ao fazer isso, estava desrespeitando a lei, dispondo em sua matéria que um animal mecânico poderia trazer conseqüências terríveis a uma população desprevenida. Bertha Benz provou que os veículos motorizados podiam substituir com enormes vantagens a era do cavalo. Depois da primeira patente em 1886, o grupo Daimler, requereu mais patentes: - 1º motor ‘boxer’ , ou seja, cilindros contrapostos (1899); - Motor de 4 cilindros em linha (1890). Com tantas peças, roscas, parafusos, os Srs. Daimler e Karl, não sabiam o que fazer e eis que algumas ajudaram na criação nas indústrias de aviões, motos e barcos. O símbolo da MBB é uma estrela para remeter aos elementos da Terra: Céu (ar), terra e água! Fantástica essa idéia... Podemos pensar que, serviram para diferenciar um serviço de extrema qualidade, pois, se pensar em luxo, conforto e segurança, já que seus donos primavam por um serviço bem feito e por um motor com desenvoltura. Não pensem que sou mercedista fanática ou algo do tipo, longe disso... Mas até surgirem empresas de nome como BMW, Volvo, Audi, dentre outras, quem tinha domínio e sabia agradar era a MB! Na época, a concorrente que poderia ficar no mesmo patamar, é a Rolls Royce, famosa por ter inúmeros carros à disposição de Chefes de Estado, monarquias e regimes ditatoriais; a empresa inglesa foi criada em 1904, ou seja, 18 anos depois. Outro tópico que chamou a minha atenção, foi em relação ao nome Mercedes Benz! Nessa pesquisa, o nome da esposa do Sr. Karl, era Bertha, totalmente diferente do nome que consagrou a empresa... A escolha foi feita em 1902 quando um cliente, pediu para batizar o carro com o nome da filha – Mercedes e o Sr. Benz, incorporando apenas o sobrenome! Pronto... Com um nome assim ninguém esqueceria! Mercedes Benz e um símbolo de estrela... Fantástico! Da data de sua criação até a atualidade, já se vão 125 anos com acertos e erros, começando pelo primeiro carro em 1886 até o protótipo SLS ‘asa de gaivota’ com a propaganda de carros elétricos, mais rentáveis, econômicos e com toda a sofisticação de um luxuoso coupê. De agora em diante, podemos agradecer a estes homens que mesmo com a pouca tecnologia que a época dispusesse, souberam aproveitar os recursos e montaram um dos grupos mais famosos, com uma receita líquida em bilhões de dólares e o mais importante, descobriram que a partir de uma simples carroça puderam modificar a humanidade totalmente construindo um carro! Isso que é inovar... Para maiores informações, recomendo que acessem o site do museu da MB: www.mercedes-benz.com/museum e os cadernos voltados para o setor automotor.

Um comentário:

  1. Tatá. Em primeiro lugar, quero dá os meus parábens pelo assunto tratado, realmente ele deu muita dinâmica em relação às origens do transporte rodoviário. Seria interessante também, nas próximas atualizações, focar a origem automobilistica no Brasil.
    Curiosamente, muita gente não sabia. Eu, por exemplo, não teria idéia de que o primeiro motor surgiu antes do nascimento de Cristo. Me supreendi com essa história.
    Em relação ao blog, está de parábens!

    Bjus, do seu amigo. Chris.

    Acessem o fotolog Chrisbus:

    http://fotolog.terra.com.br/chrisbus

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